quinta-feira

Meditação - Altera os Circuitos Cerebrais



O psicólogo Richard Davidson da Universidade de Wisconsin, em experimentação recente, comprovou de forma brilhante os efeitos da meditação no que tange a reestruturação de nossa massa cinzenta.

Embora as neurociências digam que as conexões neurais do cérebro estabeleçam-se na infância e assim se mantem durante toda a vida, os testes de Davidson comprovaram que. A estrutura de nossa massa cinzenta pode ser alterada através de treinamento em um processo que podemos chamar de plasticidade cerebral.

Ou seja, Davidson queria provar que através. De atividades puramente mentais poderia-se modificar o cérebro. A maior atividade do Córtex frontal esquerdo produz mais serenidade e cria uma maior capacidade de superar emoções negativas, ou seja,uma possibilidade maior de felicidade.
Davidson reuniu um grupo de monges budistas com milhares de horas de meditação e descobriu que o córtex frontal esquerdo. Destes tinham uma atividade muito maior do que o grupo de pessoas que nunca havia feito meditação.
Claro que choveu críticas dos cientistas dizendo que estes monges poderiam já ter propensão a este tipo de elaboração cerebral.

Foi daí que Davidson reuniu um grupo de 150 trabalhadores de uma empresa e deu a eles treinamento, durante alguns meses, de meditação.

De acordo com as medições do eletroencefalograma, a atividade do lobo frontal daqueles que participaram do treinamento deslocou-se da direita para
A esquerda. Isto refletiu no seu bem estar constante no relato dos participantes como diminuição de medos e um estado de espírito mais positivo.

Os que não tiveram treinamento não tiveram nenhuma alteração. Ou seja, meditar é fundamental para o bem estar da alma e isto não é só dito pelos antigos monges, mas, hoje, também pela ciência.


Texto de :Fernando Martins


Fonte: Fonte – Boletim ICAPS – Pags. 1 e 2
- Artigo extraído da Revista Época, nº 403
de Fevereiro de 2006.



Pedra Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário