domingo

Madalas – Símbolos - Formas - Meditação


"O Ser humano morre, mas seus pensamentos não morrem tão rapidamente. A vida humana é muito curta, a vida dos pensamentos é muito longa. Lembre-se também: os pensamentos que não expressamos vivem por mais tempo do que aqueles que expressamos, pois são mais sutis. Quanto mais sutil uma coisa, mais longa é a sua vida; quanto mais grosseira, mais curta a sua vida." - Osho.



Os símbolos da mandala são dispostos em padrões geométricos ou simétricos , e a imagem resultante serve para expressar diferentes elementos do nosso eu mais profundo , o “eu interior” por trás da nossa personalidade superficial. Enquanto a mente consciente usa palavras para categorizar e definir tanto objetos quanto experiências , a mente inconsciente lida com imagens e símbolos , que geram vários tipos de sensação e percepção. Quando nos sintonizamos com uma mandala , om o tipo certo de concentração , sentimos que  a nossa consciência passa por uma mudança. A meditação sobre a mandala nos leva a empreender uma jornada rumo à nossa sabedoria interior , que está em harmonia com o cosmos.

O formato considerado mais eficaz numa mandala é o círculo. Ele é usado em todas as mandalas , ao passo que outros formatos como o quadrado e o triângulo tem uma importância  secundária. O círculo representa o ciclo eterno da vida , sem começo nem fim. O espaço no interior do círculo simboliza o domínio interior , um espaço mágico encapsulado e protegido pela periferia. O ponto central , silencioso, a partir do qual se mede a circunferência , que representa o eu , o eixo espiritual em torno do qual a roda da vida executa o seu perpétuo movimento.
A meditação sobre a mandala requer um processo de relaxamento. De início , a mente pode ser tentada a focalizar apenas os diferentes aspectos da mandala e tentar decifrar o significado que o seu simbolismo tem para você.  Contudo , quando estiver meditando , no verdadeiro sentido da palavra , é importante que deixe de lado a mente simiesca , que busca incessantemente estímulo e distração , e deixe simplesmente que a mandala cause uma  impressão na sua consciência , sem tentar analisá-la.  As suas faculdades intelectuais não podem participar da meditação. Tudo o que você tem de fazer é absorver a imagem e deixar que ela cause um impacto sobre a sua consciência , sem que você interfira.
O objetivo da meditação é aquietar a mente. Dessa quietude suscitada pela meditação brota um sentimento de profunda tranqüilidade e harmonia que aos poucos se torna a base das suas experiências exteriores e de auto-expressão.


texto: Mandalas da Natureza (Liza Tenzin-Dolma)



Pedra Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário