quinta-feira

Talismã





Talismã é um objeto feito a mão, de qualquer feitio ou material, carregado de propriedades mágicas para trazer boa sorte ou fertilidade e para repelir a negatividade. São objetos de proteção, imantados de força magnética, ao qual se atribui um poder sobrenatural de realização dos desejos do usuário. Muitas vezes aparentemente funcionais ou decorativas, como cálices, adagas, esculturas, gravuras ou máscaras, estes objetos podem ser poderosos.

Significados de Talismãs

Medalha

Chapa metálica, geralmente redonda, com símbolos gravados, que é pendurada em uma corrente ao redor do pescoço. Normalmente as medalhas ou medalhões representam temas religiosos. Também são usadas para vincular o usuário ao santo ou símbolo retratado, como forma de proteção.

Ankh ou "Cruz com laço", "Cruz egípcia"

Antigo símbolo egípcio que representa a vida, o conhecimento cósmico e o intercurso sexual. Também é conhecido por bruxos como a "Cruz Ansata", utilizado em rituais de encantamento, fertilidade e divinação. Todo faraó ao morrer levava a cruz junto às narinas para adquirir imortalidade. Ele era encontrado sempre nos hieróglifos, sendo segurado pelas divindades egípcias como se fosse uma chave, o que nos remete ao seu significado como "a chave dos portões que separam a vida e a morte", já que estes desenhos eram muito comuns em pirâmides mortuárias dos faraós. O Ankh simboliza a vida, o conhecimento cósmico, o intercurso sexual e o renascimento.

Olho de Hórus

É um outro antigo símbolo egípcio. Representa o olho divino do deus Hórus, as energias solar e lunar, e freqüentemente é usado para simbolizar a proteção espiritual e também o poder clarividente do Terceiro Olho.

Sarasvati

Esposa de Brahma. Deusa da água, espírito do Rio Sarasvati. Usa uma lua crescente sobre a testa. Originou a língua sânscrita. Deusa da arte e do conhecimento. Segura manuscritos ou toca instrumentos de corda. O pavão também é um símbolo associado a essa deusa.

Tara

A deusa mais importante do budismo tibetano. Considerada a salvadora, a deusa branca, a deusa mãe que possui 21 aspectos. É venerada como a mãe de todos os bodhisattvas, os aspirantes à iluminação. Educa-os com sabedoria. A deusa Tara branca e a deusa Tara verde estabeleceram o budismo no Tibet. Esta deusa é representada com o terceiro olho no meio da testa, símbolo do seu conhecimento supremo.


Vênus de Willendorf

Representa a fecundidade e a fertilidade. Ela se baseia nas primitivas imagens da Grande Mãe que, desde a Idade da Pedra, representam o poder mágico da alma feminina. Ela é a senhora da fertilidade da terra e do espírito. Deve ser colocada perto da cama (para a fertilidade do casal), na mesa do escritório (para a fecundação de novos projetos) ou na sala (para a fertilidade das relações familiares).

Bath

A palavra egípcia para deuses é NETJER, que quer dizer NATUREZA; as divindades habitavam e representavam o mundo animal, vegetal e mineral. A deusa Bast, com cabeça de gata e corpo de mulher é a "Filha de Rá". Para os egípcios, os felinos (ela era representada por uma gata selvagem ou uma leoa) simbolizavam o Sol, a Rainha e a Lua. Ela é a protetora do faraó e Grande Vingadora. Em suas mãos porta um sistro, o Ankh , símbolo egípcio da vida eterna e dos poderes criadores.

Pentagrama

É um dos símbolos pagãos mais poderosos e mais populares entre os Bruxos e Magos Cerimoniais. O pentagrama (uma estrela de cinco pontas circunscrita num círculo) representa os quatro antigos e místicos elementos: fogo, água, ar e terra, superados pelo espírito. Na Wicca o símbolo do pentagrama é geralmente desenhado com a ponta para cima a fim de simbolizar as aspirações espirituais humanas. Um pentagrama voltado com duas pontas para cima é um símbolo do Deus Cornífero.

Lua e Estrela

Simboliza na Nova Era a capacidade do homem em transportar-se através do cosmos; fala de astrologia; de uma nova dimensão cósmica que o homem deve buscar; da interação entre o homem e o Universo. Utilizado também por feiticeiros, há vários e vários anos.
Este símbolo é utilizado na bandeira de alguns países de maioria islâmica, como a Turquia e a Tunísia. Dessa forma, esse símbolo representa o Islamismo.

OM

símbolo universal da Yôga, e quando pronunciado se torna o mais poderoso dos mantras. O "Om" é considerado a origem e o fim de todos os verbos. Nele o universo se cria, se conserva e se dissolve. É o som-semente que desenvolve o centro de força da "Terceira Visão", responsável pela intuição, meditação e pelos fenômenos da telepatia e clarividência. O "Om" é considerado o som mais próximo da palavra divina, e a origem de todas as demais.
OM é a vibração divina para a criação do Universo, quando vibrado como Aum representa a família trina indiana: Brahma, Vishnu e Shiva. É considerado o mais importante símbolo da atualidade.

Estrela de Davi


A Estrela de Davi representa a igreja de Cristo. A diferença entre o "Hexagrama" e a "Estrela de Davi" é que na Estrela de Davi os triângulos são sobrepostos (um passa em cima - dentro - do outro formando uma só figura), enquanto no hexagrama os triângulos são entrelaçados (dois triângulos diferentes que quando entrelaçados - um independente do outro - formam o hexagrama)

Suástica


É um antigo símbolo religioso formado pela cruz grega com braços em ângulos retos. Antes de ter sido adotada pelo nazismo, a suástica era um símbolo sagrado de boa sorte e de saúde na Europa pré-cristã e em muitas outras culturas pagãs em todo mundo, incluindo as orientais, egípcias e tribais das Américas. A palavra suástica origina-se do sânscrito (svastika) que significa "um sinal de boa sorte". Existem milhares de símbolos da suástica pelo mundo e o mais antigo de todos data do ano 12.000 a.C.

O Sol

Considerado pelo povo egípcio como o primeiro Deus, talvez tenha sido a primeira manifestação monoteísta do mundo, o deus Rá.

O Tao ou Yin Yang

A representatividade chinesa do macro e microcosmos e das duas energias que regem das duas energias que regem o mundo, yin e yang; o feminino e o masculino; o bem e o mal; a ordem e o caos; - energias opostas que se complementam. A força intrínseca do Universo convertendo-se ora em uma, ora em outra.

Lua Crescente


É um símbolo sagrado da Deusa e também um símbolo da magia, da energia feminina, da fertilidade, do crescimento abundante e dos poderes secretos da Natureza. é utilizado nas invocações à Deusa e a todas as deidades lunares (tanto masculinas quanto femininas), na magia da lua, nas celebrações dos Sabbats e nos rituais de cura das mulheres.

Cruz Celta

Associada à coragem e ao heroísmo, a cruz celta ajuda a superar obstáculos e a conquistar vitórias graças aos próprios esforços. Atrai reconhecimento, fama e riqueza, mas essas bênçãos só são garantidas para quem trabalha com afinco e dedicação. Por isso, a cruz celta também concede força de vontade e disposição. A divindade relacionada a esse talismã é Lug, o Senhor da Criação na mitologia celta.

Golfinho

É indicado para dar sorte em reuniões ou conversas que vão ser realizadas a fim de obter alguma coisa. É-lhe dado este poder porque, segundo dizem, é o animal mais comunicativo. Costumam ser colocados em casa ou nos escritórios para que reine o diálogo.

Ferradura

Protetora do lar e canalizadora de energias, absorve a positiva e afasta ou neutraliza a negativa. Pendura-se atrás da porta com o arco para cima e deve ter buracos para sete pregos, ter sido usada e encontrada de uma forma casual.

Tartaruga

Transmite energia positiva, sobretudo se o seu tamanho for pequeno. Assegura uma longa vida e tranquilidade. É de sorte segura, mas lenta, para os negócios.

Buda
São conhecidas representações suas mesmo antes de Cristo. Figura protetora que goza de grande popularidade e à qual se outorga grande poder. Atrai a riqueza e a abundância. É costume oferecer-lhe moedas.

Escaravelho egípcio

Com uma gravação mágica no dorso. Indica uma vida longa e fertilidade. Tem de ser oferecido e gravado para soltar a sua influência.

Elefante

Com a tromba para cima é um eficaz amuleto de atração da boa sorte, sendo, ao mesmo tempo, protetor de influências negativas. Se o tiver em casa, deverá colocá-lo de costas para a porta principal. Com a tromba para baixo, o seu efeito é contrário, ou seja, negatividade. Com uma nova energia.


Tanto o amuleto como o talismã, uma vez energizados e programados, não devem ser tocados por outra pessoa que não o seu dono. Se não perderiam o seu poder.

Limpeza

o Fazer a limpeza do talismã em água corrente
o Coloque o talismã no centro da mão esquerda
o Sinta o peso do talismã na sua palma
o Feche os olhos e respire profundamente várias vezes (até relaxar)
o Limpe a sua mente de todos os pensamentos
o Imagine uma luz violeta descendo do céu e entrando pela coroa da sua cabeça
o Sinta esta energia percorrendo o seu corpo até a sua mão direita
o Com a mão direita aberta sobre o talismã (5 a 10 cm) faça movimentos anti-horários
o Imagine o talismã sendo purificado de todas as impressões energéticas anteriores
o Converse, fale em voz alta com o talismã: "Você, nome do talismã, está limpo de toda contaminação"
o Faça isto, no mínimo três vezes, até você sentir que o talismã está purificado e consagrado com as suas energias
o Para encerrar, imagine que a luz violeta se transforma em azul e sai, mais intensa do que antes, da sua mão direita enquanto você diz "estabilize, estabilize, estabilize.. ."

Você pode também invocar o seu anjo guardião ou a divindade representada no talismã com uma prece apropriada (a melhor é sempre aquela que nos é mais familiar...) para imantar o objeto com a sua presença. Se achar necessário, pode repetir o ritual. Cada vez o seu talismã ficará mais energizado.


Uma curiosidade dos talismãs é que têm energia adquirida. Isto porque se carregam com a energia da pessoa que os possui.


Fontes: .misticky
a-caminho-da-luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário