terça-feira

Massagem Reichiana


Wilhelm Reich, discípulo dissidente de Freud, e pai da orgonoterapia, empregava o contato físico direto - que muitos consideram massagem - em sua psicoterapia.


Este procedimento baseava-se no fato de Reich ter  pesquisado,  estudado e formulado sua terapia, através da biologia, e da orgonomia (que é a ciência reichiana da energia vital) que as emoções reprimidas provocam constrições musculares em várias regiões do corpo, formando o que ele denominou "couraça corporal".



A massagem na terapia reichiana - orgonoterapia, é feita para contato com a pessoa, para conhecer e sentir a sua história biológica, energética e emocional, e também para dar maior fluidez aos anéis de energia que formam o ciclo vital.



Muita embora a eficácia da massagem reichiana hoje seja indiscutível, Reich não fixou uma maneira única de praticá-la. Não obstante, muitas de suas técnicas permaneceram e foram desenvolvidas por seguidores seus, mas sem que realmente possam ser consideradas massagens.


São pressões, pancadinhas etc., no nível do pescoço, na nuca, da cabeça e de várias regiões do tronco, acompanhadas de uma análise verbal.



A partir das idéias de Reich, muitos terapeutas tem desenvolvido novas técnicas corporais e de massagem, tendo ele expandido sua influência para além da psicoterapia.




 Fragmento do livro de René Marcos Orsi, "Massagem - A Terapia dos Deuses".
Revisto e Ampliado por Cristina Giese - Terapeuta Reichiana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário