domingo

Crisoprásio - Para Equilibrar as Energia Yin-Yang



Origem e Procedência:


Como a Calcedônia, o Crisoprásio formou-se nas fendas de rochas dos diferentes tipos, mas especialmente nas lavas vulcânicas.
Nas rochas metamórficas e nos veios hidrominerais desenvolveu-se a baixas temperaturas como precipitação de soluções de sílica com impurezas de níquel.
O Crisoprásio de qualidade é raro, porque já foi amplamente explorado desde os tempos dos gregos e romanos. As maiores jazidas localizam-se nos Estados Unidos, Rússia, Austrália, Zimbábue, África do Sul, Madagascar, Brasil e Índia. As jazidas da Polônia, muito exploradas no Séc. XVIII, durante a época Vitoriana, já se esgotaram há muito tempo.

Crenças e mitos: O Crisoprásio é considerado uma das pedras preciosas mais valiosas, mas hoje raramente é encontrado. Os antigos gregos honravam essa pedra cujo valor era considerado o equivalente ao do ouro. Os gregos acreditavam que essa pedra protegia contra a depressão e mau humor.O Crisoprásio já era utilizado pelos gregos e romanos para confecção de lacres oficiais e camafeus.  No Egito, o Crisoprásio era utilizado como pedra de proteção, de cura e contra a magia negra.  Durante o período barroco (Séc. XVII e XVIII) foi utilizado amplamente como imitação do jade chinês tanto na confecção de jóias, como de elementos de decoração. 
Algumas capelas reais da Polônia foram revestidas com esta pedra.
Atualmente o Crisoprásio é utilizado em artigos de bijuterias, na produção de bolas e dos mais variados artigos esotéricos.


Efeitos terapêuticos para o corpo:
O Crisoprásio, com seus tons de cores verdes, calmante, é uma pedra indicada para as possíveis moléstias do coração, estabiliza a circulação sangüínea, e os nervos. É recomendado nos casos de endurecimento das artérias.

Efeitos terapêuticos para a psique:
O Crisoprásio, através de seu efeito calmante sobre a circulação sangüínea, transmite calma e sensação de equilíbrio. Trata-se de uma pedra de esperança e renovação que gera fidelidade e harmonia entre aqueles que se amam. Os praticantes da meditação estimam muito essa pedra em virtude de a mesma transmitir calma interior, conduzindo, às vezes, um sono tranqüilo e profundo.


Reduz complexos de superioridade e inferioridade.
Ativa e energiza o chakra cardíaco.
Equilibra energias yin-yang.

Indicado para:
Incapacidade de adaptação, introspecção, frescura, senso de alegria, falta de apetite, harmonia, excesso de vida, auto-reconhecimento, crescimento espiritual, ânimo. Pressão sangüínea alta, problemas cardíacos, próstata, oviduto, glândulas de hormônios que favorece a potência sexual, dores de cabeça, enxaquecas. Bloqueia o egoísmo e a inveja. Ótimo para atrair amigos e obter sucesso em novos empreendimentos.

Formas existentes:
Pedra bruta , lapidada, esfera, ovo, pingente, cordão.

Signos:
Gêmeos (21/5 a 20/6), Câncer (21/6 a 21/7), Capricórnio (22/12 a 20/1), Peixes (20/2 a 20/3).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário