terça-feira

As Runas




As Runas
surgiram na antigüidade e são anteriores a muitas religiões. São parte de um alfabeto nórdico muito pouco utilizado, pertencente a tradição do povo Viking. Eram cortadas ou entalhadas em pedra, madeira ou osso. Com o significado de "sussurro secreto", cada Runa tem um desenho singular, e estão ligadas a várias divindades que fornecem meios para revelar realidades invisíveis, misteriosas e secretas. Este oráculo possibilita-lhe o aprofundamento do seu auto-conhecimento, aumentando o nível de sua consciência e dando acesso aos potenciais que você traz consigo, para sua plena realização.

A MAGIA DAS RUNAS
Contam as lendas Vikings ( Grande povo conquistador da antigüidade cujos domínios se estendiam por todo o norte da Europa principalmente, nas regiões onde hoje estão localizados os países nórdicos - Noruega, Dinamarca e Finlândia) que os deuses moravam no Asgard, um lugar localizado no centro do mundo. Lá crescia a "Árvore do Mundo" ou Yggdrasil, as raízes eram desconhecidas e serviam de comunicação entre o planeta que habitamos e o éden. As Runas são miticamente associadas ao deus nórdico ODIN, que adquiriu todo conhecimento secreto através do seu ato de auto-sacrifício ao ficar pendurado por nove dias e nove noites na "Árvore do Mundo" . O número nove é um número lunar, que representa as três fases da lua (crescente, cheia e minguante), multiplicadas por si mesmas. O sacrifício de ODIN trouxe a Humanidade essa escrita alfabética antiga, cujas letras possuíam nomes e sons significativos, mas que jamais chegaram a ser uma língua falada. Alguns versos do Edda, um livro de poemas do século IX E XIII que descreve os momentos de ODIN:
 Sei que fiquei pendurado naquela árvore fustigada pelo vento,
Lá balancei por nove longas noites,
Ferido por minha própria lâmina,
Sacrificado a Odin,
 Eu em oferenda a mim mesmo,
Amarrado à árvore
De raízes desconhecidas.
Ninguém me deu pão,
Ninguém me deu de beber,
Meus olhos se voltaram para as mais estranháveis profundezas,
Até que vi as Runas.
Com um grito ensurdecedor peguei-as,
E, então, tão fraco estava que caí.
 Ganhei bem-estar
E sabedoria também.
Uma palavra, e depois a seguinte,
Conduziram-me à terceira,
 De um feito para outro feito. 
Desta maneira a letra rúnica ou "runastafr" tornou-se enriquecida de intuições de acordo com o talento do praticante de "runemal" a pessoa que domina a arte deste oráculo. O alfabeto runico consiste de 24 letras grafadas e uma em branco, conhecidas como 'FUTHARK' que foram extraídas dos símbolos das seis primeiras runas: Fehu Uruz Thurisaz Ansuz Raido Kano. O "Futhark" foi dividido em três grupos conhecidos com 'AETTIR' eles receberam os nomes de três deuses nórdicos.
O primeiro grupo de oito Runas formam o aettir de FREYR :
Fehu
Uruz
Thurisaz
Ansuz
Raido
Kano
Gebo
Wunjo
O segundo grupo de oito Runas formam o aettir de HAGAL:
Hagalaz
Nauthiz
Isa
Jera
Eihwaz
Perth
Algiz
Sowelu
O terceiro grupo de oito Runas formam o aettir de TYR:
Teiwaz
Berkana
Ehwaz
Mannaz
Laguz
Inguz
Othila Dagaz

As Runas estão ligadas a várias divindades Vikings:
ODIN deus da morte, da sabedoria e da magia
FRIGG deusa-mãe e mulher de Odin
THOR deus do trovão e inimigo dos gigantes
NJORD deus do mar, da pesca e da prosperidade
FREY deus da fertilidade e da boa fortuna, filho de Njord
FREYA deusa do amor e da beleza, irmão de Frey
HEIMDALL guardião dos deuses
BALDUR deus mais jovem, do sol e do verão, filho de Frigg e de Odin
As NORNES três deusas, que guardavam a "Árvore do mundo",
URD era muito velha e vivia olhando para trás (passado),
VERDANKI era uma jovem que sempre olhava para o (presente) e
SKULD viva encapuçada e possuía um pergaminho fechado que continha os segredos do (futuro).
Os diferentes deuses e deusas nórdicos podem ser invocados com diversos propósitos. Alguns deles são apresentados abaixo juntamente com seus dias sagrados e influências planetárias:
Deus/DeusaDiaPlanetaRegência
FREYJASegunda-feiraLuaintuição, psiquismo
TIWTerça-feiraMartecoragem e força
ODINQuarta-feiraMercúrio Mercúriocura, sabedoria
THORQuinta-feiraJúpiterriqueza, prosperar
FRIGGSexta-feiraVênusamor, fertilidade
AS NORNESSábadoSaturnodestino e sorte
BALDURDomingoSolcura, auto-confiança
Com o passar do tempo e com o crescimento do Cristianismo, as Runas ficaram no esquecimento por mais de trezentos anos. Atualmente a tradição do "runemal" renasce, transformando-se num dos métodos oraculares mais famosos no ocidente. Lembrando que as Runas são um oráculo, e como tal não dão previsões sobre o futuro, elas não lhe isentam da responsabilidade de escolher o seu próprio futuro pois você tem em o poder maior : " O Livre-arbítrio". As Runas chamam a atenção para as forças e motivações ocultas, que já se encontram no momento presente, embora "misteriosas" ainda para você. O crescimento contínuo do materialismo e da tecnologia, está despertando no "mundo" o sentimento de resgate das coisas sagradas, do "oculto". As Runas agem como mensageiras, facilitando o nosso auto-conhecimento e cultivando uma espiritualidade maior que nos liga ao Universo e ao verdadeiro propósito de nossa jornada : A Felicidade










Fonte: vivernatural.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário