sábado

COMEMORANDO O YULE


O altar é decorado com plantas como pinho, alecrim, louro, zimbo e cedro, que podem ser utilizados para marcar o Círculo. Folhas secas também podem ser colocadas no altar. Encha o caldeirão - no altar e sobre uma superfície à prova de fogo - com algum líquido inflamável (álcool), ou então coloque uma vela vermelha dentro do caldeirão.

Em rituais externos, prepare uma fogueira sob o caldeirão, a ser acesa durante o ritual. Prepare o Altar, acenda as velas e o incenso, crie o círculo, invoque a Deusa e o Deus. De pé diante do caldeirão, contemple seu interior. Diga estas palavras ou outras semelhantes.

"Não me aflijo, embora o mundo esteja envolto em sono.
Não me aflijo, embora os ventos gélidos soprem.

Não me aflijo, embora a neve caia dura e profunda.
Não me aflijo, logo isto também será passado."


Acenda o caldeirão (ou a vela), usando fósforos longos ou uma vela, Enquanto as chamas crepitam, diga:

"Acendo este fogo em sua honra, Deusa Mãe.
Você criou vida a partir da morte; o calor do frio;
O sol vive novamente; o tempo de luz está crescendo.
Bem - vindo, Deus Solar que sempre retorna!
Salve, mãe de Tudo!"


Circule o altar e o caldeirão lentamente, no sentido horário, observando as chamas. Repita o seguinte por algum tempo: "A roda gira, o poder queima!"

Medite sobre o Sol, sobre as energias ocultas que adormecem durante o inverno, não apenas na terra mas em nós mesmos. Pense no nascimento não como o início da vida, mas sim sua continuação. Dê boas vindas ao Deus.

Após algum tempo, pare e novamente de pé diante do altar e do caldeirão no fogo, diga: 

"Grande Deus do Sol, saúdo o teu retorno.
Que brilhes sobre a Deusa;
Que brilhes sobre a Terra,
Espalhando as semente e fertilizando o solo.
A ti todas as bênçãos, Ó renascido do Sol!"

Yule Log - Tronco Yule

Em tempos pré-históricos, o inverno foi um momento muito difícil para o povo em latitudes do norte. As tribos tinham que viver de armazenagem de alimentos, animais e o que poderia pegar. Eles temiam que o Sol desaparecesse deixando-os em completa escuridão e frio. A necessidade de calor e de fogo trouxe a origem deste nosso costume, o Tronco de Yule.
Nesta noite mais longa do ano muitas são as histórias sobre queimar o tronco de Yule, nossos ancestrais acreditavam que com esse ato afastariam os maus espíritos. Com o passar do tempo o Yule Log se transformou em um grande símbolo do Solstício de inverno, utilizando ingredientes propícios desta época encantamos nossa celebração com um lindo bolo em forma de tronco trazendo a tradição para nossa mesa.

Yule Log de chocolate
Massa:
Ingredientes
6 ovos
3 xícaras de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo peneiradas
1 xícara de leite fervendo
2 colheres de sopa de fermento em pó
Modo de preparo:
Bata as claras em neve até ficar bem consistente, acrescente as gemas uma a uma sem parar de bater. Ainda sem parar de bater coloque o açúcar e deixe bater até ficar branquinho. Desligue a batedeira, misture levemente com uma colher, a farinha peneirada.
Coloque o fermento no leite fervendo e despeje na massa então pode tornar a bater.
Asse em forno pré-aquecido por mais ou menos 40min em forma untada e enfarinhada.
Recheio:
Bater 4 gemas com 4 colheres(sopa) de açúcar, juntar 4 colheres(sopa) de nozes moídas e levar ao fogo, mexendo sempre, até aparecer o fundo da panela.
Cobertura:
400g de chocolate meio amargo
01 xícara (café) de mel
Modo de Preparo:
Leve em banho-maria o chocolate e o mel. Assim que o chocolate estiver derretido, retire do fogo e bata com colher de pau até consistência de creme.
Decore com cerejas e lascas de figo

Feliz Yule, que o Yule Log traga doces bênçãos.

Fontes: Old Religion & Jornal Pentáculo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário