domingo

Reflexologia de Microssistemas


Na medicina oriental é comum o emprego de estímulos em áreas ou estruturas especiais do corpo humano, visando o tratamento mediante ação reflexa em todo o organismo.

Em regiões como o pavilhão auricular, os pés e as mãos existem pontos e pequenas áreas que correspondem a órgãos, vísceras, estruturas anatômicas músculo-esqueléticas, sistema nervoso, endócrino, imunológico, etc.

Não resta dúvida de que a reflexologia é um recurso valiosíssimo no contexto da medicina oriental; sendo utilizada em caráter complementar ao shiatsu, o seu principal objetivo é potencializar a ação terapêutica do tratamento.

a) Microssistema plantar (dos pés):
O microssistema plantar envolve, alem da região plantar, os artelhos e o dorso do pé. Todavia, é na área plantar que se encontram diversos pontos que podem ser manipulados com a finalidade terapêutica reflexa especifica.
É muito comum encontrarmos, no oriente, profissionais que aplicam pressões com os dedos ou instrumentos não perfurantes, para pressionar ou percutir a região plantar do paciente. Geralmente, o próprio paciente utiliza instrumentos, nos quais pisa para proporcionar os estímulos necessários para promover o efeito terapêutico desejado.

b) Microssistema palmar (das mãos):
O microssistema palmar é especial por ser a mão uma região mais sensível e por possuir músculos programados para realizar movimentos precisos e complexos, diferentemente dos pés, cujos músculos estão limitados à função de deslocar e suportar o peso do corpo.

c) Microssistema do pavilhão auricular (aurículoterapia):
Esse microssistema é o mais complexo de todos, visto que a área anatômica é muito pequena, mas possui muitos pontos e áreas de estimulação.


A estimulação auricular com as mãos é limitada quando a comparamos a outros métodos de estímulos, como a acupuntura auricular. Mas, ainda assim, o estímulo digital é muito eficiente.

A polpa digital é consideravelmente maior que os pontos e áreas específicos a serem estimulados. Naturalmente, a intensidade da pressão digital é muito menor que a pressão realizada através de instrumentos pontiagudos, ou mesmo agulhas, acarretando diferentes níveis de resposta.

Este recurso é muito empregado no oriente, tanto como técnica complementar ao shiatsu sistêmico, quanto como método de auto aplicação de caráter popular, desde a antiguidade.

As aplicações durante um período prolongado agem sobre o Ying Ch'i (Ch'i Nutritivo) e provocam a devida circulação dos canais energéticos (meridianos); promovendo, ainda, a regulação dos Zang Fu (órgãos e vísceras). Assim, pode ser um recurso profilático, quando aplicado corretamente.



Por Fabrício Nobre, Terapeuta

5 comentários:

  1. Anônimo10:17 AM

    adoro o site de vocês,entro todos os dias.

    tem me auxiliado muito nos estudos sobre a espiritualidade e os cristais.
    obrigada por compartilhar!!


    bjs... luz

    Patrícia

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12:10 PM

    ah!

    gostaria de aproveitar e fazer uma pergunta. a Quarzto rosa e o olho de tigre são pedras boas para se usar como pingentes?

    bjs..obrigada

    ResponderExcluir
  3. Olá Patrícia,

    Obrigada por sua visita. Ficamos felizes em saber que podemos ajudar compartilhando com nossas pesquisas e aprendizado.

    Muita Luz

    Nadia
    Equipe Pedra Luz

    ResponderExcluir
  4. Com relação ao quartzo rosa e o olho de tigre são cristais ótimos para pingentes, eles tem uma energia fantástica.

    O Quartzo Rosa - Absorve e dispersa as cargas emocionais negativas, regulando as energias emocionais, tem função calmante.

    O Olho de Tigre traz à pessoa que o porta mais calor familiar e equilíbrio.É uma pedra de proteção e curadora.

    Bejoss

    Nadia

    ResponderExcluir
  5. Muito Obrigada !!!! comprei estas duas pedras em forma de pingente,e também a Turmalina Preta,excelente pedra!

    bjs e luz!

    Patrícia

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário