segunda-feira

Tridoshas

Tridoshas

Por Raquel Frota

Os 5 Elementos

Os cinco elementos estão em toda parte, em todas as coisas, numa variedade infinita de proporções, eles formam a dinâmica da criação. Portanto energia e matéria são uma coisa só. Surgindo da vibração do som silencioso cósmico, OM, esses elementos se manifestaram. Primeiro surgiu o éter e a partir dele surgiram os outros elementos, o ar, o fogo, a água e por último a terra.
O homem, como um microcosmo do universo e da natureza, possui em seu organismo todos esses elementos, que os sábios Rishis, ao criarem o Ayurveda, descreveram e agruparam nas formas dos Doshas: Vata, Pitta e Kapha.
Os Tridoshas governam todas as funções biológicas, psicológicas e fisiopatológicas do corpo, da mente e da consciência e desempenham funções específicas sem atuar independentemente. A constituição básica de um indivíduo é determinada no momento de sua concepção, onde a unidade masculina (espermatozóide) se une a feminina (óvulo), e no momento dessa união a constituição ou dosha básico do individuo será determinado pelas combinações de ar, fogo e água corporais manifestados no pai e na mãe.
Dependem do equilíbrio e harmonia dos doshas os estados de saúde e doença do indivíduo. O equilíbrio e desequilíbrio se dão por diversos fatores externos e internos como metabolismo, alimentação, pensamento, sentimento, clima, modo de vida e trabalho. Entender como funciona esse doshas no corpo auxiliará na manutenção do equilíbrio e saúde. Um princípio de cura em Ayurveda baseia-se em que uma pessoa pode criar o equilíbrio das forças interiores que trabalham nela através da dieta e dos hábitos da vida. Em geral, nenhum indivíduo tem apenas uma constituição. Podemos ter um que predomina e os outros num percentual menor.

Conhecendo os Doshas

Vata = Ar + éter

Movimento, respiração, anseios naturais, transformação dos tecidos, funções motoras, funções sensoriais, desapego, secreções, excreções, medo, solidão, ansiedade.
Pessoas com constituição Vata
Tendem a ser pouco desenvolvidas, esguias, veias e tendões salientes, no geral a pele é morena, fria, áspera, seca ou rachada e pode apresentar verrugas ou pintas. Estrutura franzina e delicada, pequena expressão muscular. Tem unhas frágeis, ásperas e quebradiças. Cabelos ondulados, crespos, escassos e ralos.
Os olhos são pequenos, normalmente fundos com a conjuntiva seca e ligeiramente escurecida. Pés e mãos geralmente frios. Nariz curvado e protuberante. O apetite e a digestão variam muito, anseiam por sabores doces, ácidos e salgados e preferem bebidas quentes. A produção de urina é pequena e as fezes secas, duras e escassas. Transpiram pouco.
Seu sono é leve e agitado e dorme pouco. Andam e falam rápido, porém tem tendência a ser cansar mais rápido também.
Tem hábitos irregulares quanto à alimentação, sono, atividade física e sexualidade. São pessoas criativas, ativa, alertas e agitadas.
São flexíveis, tem pouca força de vontade e pouca tolerância. Possuem um raciocínio forte, porém, disperso, e são caracterizadas pela memória curta, mas aprendem rápido. Entenderão algo imediatamente que logo esquecerão.
São irritadas, ansiosas e medrosas, precisam desenvolver a tolerância, confiança e coragem. Podem ter excesso de preocupação.

Pitta = Fogo + Água

Calor corporal, temperatura, digestão, percepção, compreensão, fome, sede, inteligência, raiva, ódio, ciúme.
Pessoas com constituição Pitta
Estatura média e esbeltas, apresentam desenvolvimento muscular, peso e estrutura óssea moderados. Podem ter verrugas e sardas e a pele é geralmente clara, amarelada, suave, morna de aspecto saudável e facilmente irritável. Mostram saliência média nas veias e tendões.
O cabelo é fino e sedoso com tendência a ficar grisalho precocemente ou calvície. Os olhos podem ser cinzentos, verdes ou castanhos claros e límpidos, a conjuntiva geralmente é úmida e o olhar é firme e penetrante.
As unhas são delicadas e macias. O nariz é pontiagudo, empinado, com extremidade geralmente avermelhada.
Possui o metabolismo resistente, boa digestão, bom apetite, comem e bebem muito, preferem bebidas geladas, sabores doces, amargos e bem temperados.
Seu sono tem boa duração, é regular e ininterrupto. Não tolera altas temperaturas nem a luz solar.
Produz grande volume de urina e as fezes amareladas e abundantes. Existe uma tendência a transpiração excessiva, a temperatura corporal pode ser ligeiramente elevada com mãos e pés quentes. Não gostam de trabalho pesado.
São inteligentes, objetivos, com boa compreensão, perspicazes e bons oradores. Inclinados a sentimentos de ódio, raiva e ciúme. São ambiciosos e líderes carismáticos e podem ser tiranos, manipuladores, menosprezam as pessoas. Apreciam prosperidade material e exibir seus bens.

Kapha = Terra + Água

Estabilidade, energia, lubrificação, oleosidade, perdão, cobiça, apego, acumulação, domínio, possessividade.
Pessoas com constituição Kapha
Possuem bom desenvolvimento físico e muscular, com tendência ao excesso de peso. O peito é desenvolvido e largo, as veias e tendões invisíveis e osso não são salientes.
Sua pele é clara, branca ou pálida, suave, oleosa, úmida e fria. Tem aparência agradável e radiante. Cabelos finos, escuros, sedosos, anelados. Olhos escuros ou azuis, a conjuntiva dos olhos é muito alvo raramente avermelhado.
Mostra apetite regular, digestão lenta e pesada, há menor ingestão de alimentos. Sua tendência é movimentar-se vagarosamente. Apreciam comidas acres, amargas e temperadas.
As fezes suaves, pálidas e de eliminação lenta. Transpiração moderada, sono profundo, prolongado ou excessivo.
Há uma forte capacidade vital, evidenciada por uma boa dose de vigor, trabalham muito. Demoram a aprender, sendo o ensino sistemático, detalhado e lento, mas quando aprendem lembram para o resto da vida. São muito questiondores.
Geralmente são sadias, felizes, pacíficas, amorosas, calmas, tolerantes e bem dispostas. São rotineiros e sistemáticos, com tendência a relações duradouras em empregos e relacionamentos. Costumam fazer planos a longo prazo. Podem apresentar traços de cobiça, inveja, apego e possessividade. Existem diversas abordagens terapêuticas dentro da medicina Ayurvédica, como a fitoterapia, a alimentação, yoga, massagem, etc.



Fonte: www.viveralternativo.com.br

2 comentários:

  1. Anônimo8:57 AM

    Querida Equipe Pedra Luz,
    excelente artigo,parabéns!!

    fui atrás de alguns livros que vcs indicam no blog.
    Obrigada por me ajudarem a entender o universo mágico dos cristais.

    bjs!!

    Patrícia

    ResponderExcluir
  2. Olá Patrícia,

    Obrigada, ficamos muito felizes em poder ajudar com nossas dicas e artigos.

    Um grande beijo.

    Luz
    Thais
    Equipe Pedra Luz

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário