segunda-feira

Conhecendo os benefícios da Cromoterapia

Profª Daiana Petry

Atualmente, há na medicina vários tratamentos que usam a luz.

A luz azul, por exemplo, é usada para tratar bebês prematuros com icterícia. A luz violeta para tratar problemas de pele como acne e a psoríase.

Hoje a física moderna convenciona matéria como sendo uma forma de energia em estado de congelamento.

O homem é feito de matéria, sendo assim, todos os átomos e partículas subatômicas que constituem o corpo humano são também um tipo de energia congelada.

Isto significa que as pessoas poderiam ser consideradas como sendo complexos feixes de energia congelada e como toda energia vibra e oscila em diferentes freqüências, então, pelo menos no nível atômico, o corpo humano é realmente constituído por diferentes tipos de energia vibratória.

Neste caso, a doença seria uma alteração de determinadas freqüências vibratórias no corpo gerando um mau funcionamento fisiológico e possivelmente uma má organização da matéria (GERBER, 2000).

Esta forma de pensar fundamenta diversas linhas terapêuticas. Uma delas é a Cromoterapia, técnica terapêutica que faz uso de estímulos sobre determinados pontos e/ou regiões do corpo por meio da aplicação de diferentes cores do espectro visível e não visível.

A cromoterapia não utiliza a Cor em si, mas sim, a freqüência eletromagnética que esta Cor representa e a informação que a mesma transmite.

O espectro de luz visível pode assumir diversas cores (desde o violeta até o vermelho), em função do comprimento de onda.

O Dr. Fritz-Albert Popp, físico, desenvolveu pesquisas na área de biofótons. Escreveu um trabalho sobre a biologia da luz, onde demonstra cientificamente que todas as células de um organismo vivos são luminosas, e que se comunicam entre si e respondem à irradiação de luz e suas freqüências.


Conhecendo um pouco sobre cada cor:

Vermelho: Cor primária.
Tem o maior comprimento de onda do espectro de luz visível. Acelera o ritmo cardíaco e aumenta a circulação sanguínea, criando uma sensação de calor. Resgata a auto responsabilidade e autonomia. O 1° pulso da vida.

Laranja: Cor secundária.
Cor associada à sexualidade e fertilidade, estimula a liberdade e o movimento. Tônico geral é indicado para pessoas descontentes e pessimistas.

Amarelo: Cor primária.
Estimula o sistema nervoso, é uma boa cor para tratar reumatismo e artrite. Estimula o intelecto, fortalece o sistema endócrino. É conhecido como a cor que auxilia a assimilar, concretizar, materializar, ação e tomar decisões.

Verde: Cor secundária.
A cor do equilíbrio, acalma e harmoniza. Traz estabilidade à mente e às emoções e serve para tratar algumas doenças do coração. Proporciona sensação de renovação e segurança.

Azul: Cor primária.
Relaxa, analgesia e refresca. Possui ação purificante e quietude para a mente. Proporciona auto-percepção, reduz tensões musculares e pensamentos obsessivos.

Índigo: Cor secundária.
Limpa pensamentos negativos, reduz o ritmo respiratório. Indicada para quem sofre de claustrofobia e problemas de inferioridade.

Violeta:
A cor de menor comprimento de onda e mais alta energia de todas as cores do espectro. Proporciona inspiração e espiritualidade. Ideais elevados, intuição, dignidade e respeito a si próprio.





                Bastão LED Cromoterapia/ Cromopuntura

Indicações simplificadas:
Para bons resultados utilize caneta de cromoterapia com ponta de cristal e tecnologia LED.

Caneta de cromoterapia de LED proporciona mais nitidez e pureza de cor, proporcionando um resultado terapêutico eficaz e com a necessidade de apenas 20 segundos de aplicação no ponto.

Tempo de aplicação: 20 segundos


Acne: Violeta + rosa (local)

Alergia: Verde + azul (local)

Calos: Laranja (local)

Cravos: Amarelo (local)

Queda de cabelo: Azul (cabeça)

Celulite: Amarelo (local)

Cicatrizes antigas: Rosa (local)

Cicatrizes recentes: Amarelo (local)

Edema: Verde + vermelho + amarelo (local)

Hematoma: Amarelo + laranja (local)

Má circulação: verde + laranja (local)

Obesidade: Laranja (terceiro chakra)

Queimadura: Verde + azul ( local)

Varizes: Violeta (local)


Fontes:
Valcapelli. Cromoterapia: a cor e você.
Wills, Pauline. Manual de cura pela cor.
Sophia, Moriel. Qualidade das cores e técnicas de aplicação.
Mandel, P. Pratical compedium of color Puncture.

Profª Daiana Petry
empresária, aromaterapeuta, pesquisadora e desenvolvedora tratamentos estéticos e tarapêuticos. Ministra cursos
email:
faleconosco@harmoniearomaterapia.com.br
Tel.: (48) 3257.0188

Um comentário:

  1. Gosto muito de lidar com as cores principalmente quando eu aplico reiki.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário